V á r i a s
*________*
...
Como devo tratá-la?
Dizem que não fica bem nomeá-las de faxineiras, empregadas ou diaristas. Mas 'secretárias do lar' é de uma hipocrisia inenarrável! Sem contar que é igualmente ofensivo para as secretárias, estigmatizadas que ficam a uma imagem pejorativa de outra ordem. E no final, são preconceitos ao que é, sobretudo, feminino.
Bem, digamos, tratá-la-ei de minha 'auxiliar para serviços gerais domésticos'... Ufa!
Daremos um codinome: Ella (chique, não?).
...
Não leio jornais diários. Não adquiri o hábito. Mas saber das notícias pela manhã, sim.
Na cozinha, ordinariamente, o rádio mantém-se ligado e as notícias invadem o ambiente junto com o cheiro do café.
Esta semana, enquanto terminava de tomar o café da manhã, Ella, já lépida nos afazeres domésticos expressou seu descontentamento com as notícias políticas. Cansada de tanto ouvir sobre mensalão, mensalinho, cpis e assemelhados, soltou uma que considerei digna de publicação (embora não concorde com o dito, que dito fique):
"Só mudam as coleiras, mas os cachorros são os mesmos".
* * *
Linguagem e pensamento são coisas indissociáveis. Não é uma afirmação minha, mas concordo plenamente com aqueles que o afirmaram em diferentes especialidades e momentos, como Piaget (psicogênese), Peirce (semiótica)... (e outros do campo na linguística, dos estudos da mente, psiconeurologistas etc.)
Os estudos sobre evolução humana constataram que é somente quando ficamos eretos que a laringe fica liberada para a produção de som.
E assim, o início da linguagem oral acontece quando começamos a andar.
Na criança, falar e andar acontecem quase simultaneamente por isso.
Nossa memória está ligada à linguagem. Não conseguimos, conscientemente, lembrar de nada que tenha acontecido em nossas vidas antes de aprender a falar.
Alguns antropólogos dizem que o estilo de linguagem acompanha o estilo de pensamento.
...
Acho que tenho um jeito dispersivo de pensar e isso se apresenta na escrita... Quantas voltas para escrever um pensamento simples, uma frase!
Uma pessoa amiga brinca comigo dizendo mais ou menos assim:
"Sua cabeça é um conjunto de tantos labirintos que o pensamento, até sair dela, agregou tanta coisa que mesmo sendo um pensamento pequeno, ele sai obeso."
Pensamentos obesos?
Hasta la vista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário